As maiores lições da natureza para o design

17 julho 2020
As maiores lições da natureza para o design

Você, que acompanha o meu trabalho, sabe que a observação é uma das minhas principais ferramentas criativas.

E a natureza, por sua vez, é o meu principal foco.

Esse exercício constante de admiração da criação não é apenas fonte de inspiração estética, mas, principalmente, de captação de sentidos e funções imprescindíveis.

A natureza é perfeita em seus mínimos detalhes, e neles encontramos respostas para inúmeras questões do dia a dia - inclusive, e sobretudo, para o design.

De uma forma geral, entendo que a natureza nos fornece 3 grandes lições: a funcionalidade, a resistência e a adaptação.

Em primeiro lugar, é admirável como os seres vivos são funcionais. E não pense apenas nos humanos, que são racionais. Insetos, plantas marinhas, fungos… Todas as criações têm formas, estruturas e composições perfeitas para suas condições de vida e habitat.

Os gomos da lagarta que favorecem a locomoção, as patas da abelha que seguram o pólen, a cor da rosa que atrai os insetos: esses são apenas alguns do exemplos infinitos do que a natureza nos dá para criarmos à sua semelhança.

A ciência possui uma área específica que estuda estas funções e habilidades naturais, a biomimética, a fim de implementá-las ou adaptá-las às necessidades humanas.

É pesquisado também na biomimética a resistência desses seres. 

A grossa casca das imensas árvores, o exoesqueleto de crustáceos, a longa vida das tartarugas. Outros exemplos que, nesse caso, nos mostram que a natureza é perfeitamente durável quando necessário.

A formação de diversas matérias, bem como seus desenhos e "engenharia", nos inspiram a ir além do funcional e do belo, criando soluções resistentes ao nosso meio.

Você pode até pensar "ah, mas nem tudo é possível de ser feito pelo homem". 

Eu concordo com você. Afinal, nossa missão é ser inspirado por Deus, jamais imitá-lo. E é aí que entra a terceira lição: a adaptação.

A observação da natureza não é uma mera reprodução, evidentemente. 

Ela exige uma interpretação de acordo com nossas necessidades, capacidades e interesses. 

Por isso, a constante adaptação da natureza em meio às adversidades ainda nos ensina que é preciso modificar, aperfeiçoar e tornar possível aquilo que habita as nossas ideias.

Tudo o que existe tem um porquê e um papel específico no mundo. E, no fim das contas, é essa também a motivação do designer: buscar a aplicação de algo e o seus sentidos.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined