A importância da brasilidade no design de mobiliário

24 agosto 2021
A importância da brasilidade no design de mobiliário

Fomentar o desenvolvimento de serviços e negócios nacionais é essencial para todo país. Afinal, é dessa forma que se alavanca a economia e promove o acesso dos consumidores a uma série de bens e produtos.

A valorização do design autoral brasileiro é, inclusive, um tema que sempre conversamos por aqui e em minhas redes sociais.

Hoje, quero propor uma reflexão derivada deste processo: a importância da brasilidade no design.

Ou seja, fomentar a nacionalidade - o traço brasileiro, a assinatura do nosso país - no design - aqui, sobretudo o design mobiliário, mas a reflexão é válida para os demais nichos.

Há um certo tempo falamos por aqui sobre a relação entre cultura e design, e este é o principal ponto que devemos considerar: a contribuição massiva do design na construção da estética nacional.

Junto das mais variadas manifestações artísticas, da produção audiovisual, das mídias e das comunicações, o design traduz e revela a identidade visual do nosso país.

Nós, designers, também damos “a cara e a cor” do nosso país.

Quando falamos de design, precisamos sempre lembrar que a sua contribuição não fica somente no visual, na beleza, nas imagens. Muito pelo contrário, ele também marca as necessidades e os anseios das pessoas.

O design de mobiliário, por exemplo, reflete em suas funcionalidades e formas as demandas dos brasileiros naquele momento, naquelas circunstâncias, trazendo ainda camadas de memória que contam a história do nosso país.

E, por falar em história, por estes mesmos motivos, o design é um marco temporal da nossa sociedade.

Assim como a arquitetura e as artes plásticas registram os tempos, o design também marca eras e fatos históricos que alteram e impactam o país.

São obras e estilos que atravessam e nos guiam através das gerações.

Por último, mas não menos importante, sabemos que o fortalecimento de uma identidade nacional, que converse com a realidade do Brasil - nossas paisagens, fauna, flora e todo o imaginário brasileiro, de uma forma geral - impulsiona o mercado do design, sobretudo no exterior.

Isto é, um design característico, que tem a ousadia de se desvencilhar da pasteurização e dos “lugares comuns” importados de outros países, ganha valor e inspira respeito de forma crescente.

E para você, qual a importância do design que reflita a realidade e as belezas do nosso país? Divida a sua opinião comigo aqui nos comentários ou em minhas redes sociais!

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined