A atemporalidade dos recursos clássicos de design

07 outubro 2019
A atemporalidade dos recursos clássicos de design

Tanto no design de interiores, quanto no de mobiliário, alguns recursos clássicos criam peças e ambientes atemporais, isto é, identidades que nunca perdem a beleza e a usabilidade.

Texturas, estampas, materiais, combinações, técnicas: são diversas as possibilidades tradicionais. 

Todas elas facilitam a busca por bons investimentos em peças, decisões de decoração seguras e harmonia entre peças em um mesmo espaço.

Como exemplo desses clássicos do design, um dos principais recursos é a mescla de materiais. Seja numa mesma peça - como é o caso das híbridas, como já conversamos por aqui  - ou num ambiente, a combinação de materiais diferentes dinamiza e moderniza a identidade, dando riqueza aos detalhes.

Nesse sentido, uma junção fácil e muito tradicional é a do couro com a madeira. Elegante e sofisticada, essa combinação é muito utilizada em poltronas e bancos, por exemplo.

Outra opção são os metais expostos. Eles podem surgir em instalações mais ousadas, como nos detalhes estruturais de um decor industrial, quanto na construção de peças mais robustas, como mesas e luminárias. 

Uma boa dica é utilizar metais mais "crus" ou foscos, pois são ainda mais atemporais.

Os tons acinzentados também nunca saem de moda. Além disso, são facilmente combinados a outras paletas de cores, facilitando o incremento do ambiente e a incorporação de novas peças.

Outro grande conselho é investir em peças premiadas e/ou bem avaliadas no meio, já que indicam um grande potencial de durabilidade - aqui, não me refiro à qualidade do material apenas, mas de seu design atemporal , especificamente.

Minha dica central, como sempre, é: estar de olho em profissionais de renome é muito importante para escolhas assertivas.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.
Trace error
Error type Error description Called in line Error in file Error on line
Die | Fatal PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory undefined Unknown undefined