Diferentes materiais, diferentes sensações

21 outubro 2019
Diferentes materiais, diferentes sensações

Além da durabilidade e da beleza dos materiais utilizados no design de interiores e de mobiliário, cada um deles agrega um valor diferente à composição do ambiente.

Isto é, os materiais carregam em si valores, sentidos e sensações.

Hoje gostaria de falar sobre quatro dos materiais mais usuais na área: pedra, madeira, metal e tecido.

As pedras, mais utilizadas no decor e na estrutura dos espaços, são frias e rústicas, de uma forma geral. Pela dureza das formas, texturas muitas vezes irregulares ou rugosas e a concretude num todo, as rochas trazem peso e força ao ambiente.

A madeira, por sua vez, é rústica, mas quente - por suas próprias características térmicas. Assim, traz sensação de conforto, afetuosidade e, às vezes, até nostalgia.

É como pensar na casa de madeira dos nossos avós ou bisavós.

Já os metais são naturalmente frios, porém modernos, contrapondo-se aos materiais orgânicos e/ou naturais. Dessa forma, podem compor atmosferas hi-tech, industriais e até mesmo sóbrias, de certa forma.

Os tecidos, por fim, são muito diversos, uma vez que os acabamentos e texturas variam bastante - pense na diferença entre o veludo, o couro e a seda, por exemplo. 

Mas, num sentido global, os tecidos resgatam o que falamos da madeira sobre conforto. Eles têm a ligação com o tato, o toque, e conectam-se com a nossa pele, por isso são bastante sensoriais e agradáveis.

O mais interessante sobre todos estes materiais é poder explorar os opostos e as cooperações entre eles.

Seja na composição geral de um espaço, onde trabalhamos de forma lúdica com variações de texturas e quebras de cores, superfícies e formas, seja no design de uma única peça que reúne atributos distintos.

Numa única poltrona, por exemplo, podemos usar o tecido para estimular a afetuosidade do toque, já que a experiência do usuário é justamente a de contato, trazendo também a modernidade e um "plot twist" com metais mais brutos expostos.

Já conversamos por aqui sobre as peças híbridas. Vale a leitura para quem gosta de explorar o lado mais fun do decor e do design.

Vale lembrar também que, na hora de compor ambientes, e mais especificamente estes com materiais distintos, é imprescindível o auxílio de um profissional, como um arquiteto ou designer.

O uso harmonioso de texturas e acabamentos em conjunto não é uma tarefa tão simples e exige expertise para não virar uma - se me permite a piada - colcha de retalhos.  

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.