De olho nas tendências de arquitetura e decoração para 2020

30 agosto 2019
De olho nas tendências de arquitetura e decoração para 2020

Ainda estamos no mês de setembro, mas para quem trabalha, pensa e vive design, 2020 já está aqui. Digo isso porque as tendências para o próximo ano estão cada vez mais claras para nós, profissionais da arquitetura, decoração e áreas correlatas.

Nos eventos nacionais e internacionais que participo, além das trocas e conversas com profissionais deste meio, percebo a força de algumas novidades que estão por vir. A principal delas, com certeza, é a tecnologia incorporada na estrutura das casas, bem como na dos mobiliários.

A chamada automação residencial não surgiu "hoje", é verdade, mas deve dominar os projetos arquitetônicos a partir de agora. 

De implementos simples, como a automação de portas e gavetas, a completos sistemas inteligentes que conectam todos os cômodos de um lar a seus moradores, essa tendência tem como objetivo facilitar o dia a dia das pessoas, mas vai muito além e cria uma nova experiência de moradia - e esse é apenas o começo dessa verdadeira "revolução tecnológica" dentro das casas e apartamentos.

Paralelo a isso, as soluções sustentáveis seguem ainda mais em alta, uma vez que a responsabilidade ambiental individual passa a ser discutida com mais entusiasmo. 

Ou seja, as medidas que cada pessoa pode tomar em favor do meio ambiente são incorporadas à realidade das moradias, trazendo detalhes desde a decoração, até aos fundamentos da edificação.

Por falar em decoração, esta já anuncia que - além de ser influenciada pela sustentabilidade em plantas e folhagens, materiais orgânicos e opções mais singelas, de uma forma geral - será mais refinada, digamos assim, em 2020.

Uso este termo porque já é consensual que o minimalismo e o ton sur ton serão fortes trends.

O minimalismo, como já conversamos  neste artigo, cria ambientes estrategicamente confortáveis, simples e carregados de personalidade. Sua premissa básica é dar fim à poluição visual e possíveis exageros, propondo uma estética limpa e que exalta a máxima: "menos é mais".

Essa tendência conversa intimamente com as outras duas já citadas - automação residencial e decoração/arquitetura sustentável - já que simplificar e reduzir o "consumir pelo consumir" é a toada do momento.

O ton sur ton, por sua vez, é praticamente uma consequência do minimalismo. 

A expressão, que significa basicamente tom sobre tom, traduz uma forma minimalista de utilização das cores nos espaços. Capaz de trazer uma dinâmica elegante e lúdica aos ambientes, o ton sur ton brinca com as mesmas nuances de uma mesma cor para dinamizar os volumes e as dimensões de um cômodo, além de proporcionar conforto visual a este.

Nesse sentido, eu apostaria também nos ambientes monocromáticos. 

Estes também trabalham a mesma cor, mas com uma considerável redução das variações de tom - o máximo possível. Nesse recurso é possível resultar numa decoração muito moderna, jovial e cheia de assinatura.

Somadas a essas, novas tendências devem surgir e se consolidar até a chegada, de fato, do ano que vem. Por isso, continue acompanhando o meu blog e as minhas redes para conversarmos sobre as trends nacionais e mundiais de decoração, design e arquitetura.

Tem alguma sugestão ou opinião sobre esse assunto? Deixe seu comentário para trocarmos ideias sobre isso! 

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.