5 atitudes práticas para começar a estimular a sua criatividade agora mesmo

20 maio 2021
5 atitudes práticas para começar a estimular a sua criatividade agora mesmo

Criatividade é um tema muito frequente por aqui. Aliás, até mesmo os artigos que não falam especificamente sobre o assunto acabam perpassando por ele, afinal, eu sou um profissional criativo.

Mais do que isso, eu acredito na criatividade como uma força capaz de mudar o mundo.

Por isso, gosto de trazer em blog algumas inspirações, dicas e reflexões para pensarmos de forma mais criativa sobre o nosso ofício e sobre a vida, de uma forma geral.

Recomendo inclusive que você leia minhas sugestões para vencer o bloqueio criativo, clicando aqui, e a importância dos croquis, clicando aqui.

Hoje, quis trazer algumas dicas verdadeiramente práticas, para começar agora mesmo, que nos ajudam a ser pessoas e profissionais muito mais criativos.

Vamos lá?

1. Desenhar o que está ao redor

Esta dica não é válida somente para designers. Todo mundo pode desenhar e ser beneficiado por este hábito.

Se você ainda sente dificuldades para se inspirar ao desenhar à mão, experimente o que está ao seu redor.

Escolha um objeto ou cenário e retrate-o por observação. Teste também desenhar pela memória, observando por algum período e, na sequência, ilustrando apenas através do seu registro mental. As duas práticas são excelentes.

Aqui, o objetivo central não é obter resultados incríveis. Mas, sim, treinar os artifícios que são estimulados ao ilustrar, como a criatividade, é claro.

2. Desenhar abstrações

Pode parecer muito difícil começar a desenhar abstrações “do nada”, mas, acredite, é simples, prazeroso e muito frutífero para a mente.

Uma boa saída para pensar em abstrações é “distorcer” a realidade. Ou seja, ilustrar o que é real, como frutas e animais, por exemplo, com características surreais e/ou falsas.

Ao passo em que a sua mente se habitua com essa forma de criar, as abstrações passam a ficar mais “naturais” na sua imaginação. E isso nos ajuda a sair da zona de conforto, pensar além do que se vê, encontrar novas possibilidades.

3. Fazer brainstorms

Com o fluxo do dia a dia, podemos passar muito tempo sem ouvir a opinião de outras pessoas sobre o nosso trabalho ou área de atuação. Isso, como você pode imaginar, é algo que tende a “enferrujar” - e muito! - a criatividade.

Por isso, encaixe periodicamente em sua rotina o brainstorm com pessoas do seu segmento. Discutam as tendências, compartilhem novidades, troquem experiências.

Além de arejar as ideias, esse hábito também é excelente para networking e encontrar novas oportunidades.

Particularmente, também acho importante fazer o mesmo processo com quem não é da sua área. Conversar com o público-alvo, que interage com as suas criações, é essencial para sentir suas necessidades e interesses.

4. Consumir cultura

Todo mundo sabe que consumir cultura é essencial para se trabalhar com criatividade, né? Mas o que temos feito para sermos assíduos nisso?

Aqui, a ideia é ser prático e efetivo: coloque uma meta de consumo para livros e filmes, por exemplo, e siga como uma tarefa obrigatória em sua rotina - pois é realmente uma obrigação profissional.

Você não precisa se “boicotar” com metas irreais. Estabeleça o que é possível para você nesse momento, priorize conteúdos mais relevantes à sua atuação e que não sejam maçantes de consumir.

Assim que possível, aumente a “carga”.

5. Entender as conversas das redes sociais

Mais do que se manter informado, é preciso entender o impacto das informações na vida das pessoas.

Tudo o que ocorre no mundo, afinal, incide diretamente nas demandas e anseios das pessoas, pautando o que é coletivo e tendência, sobretudo de consumo.

Nesse sentido, as redes sociais são o principal termômetro da sociedade. É ali que podemos ver quais debates estão em alta, as opiniões formadas e os desdobramentos que atingem o trabalho de todos os profissionais criativos.

A maioria de nós já perde muito tempo nas redes sociais, então o segredo é exatamente esse. Trocar o “perder” por “ganhar” tempo, usando este lazer em nosso favor.

Gosto de seguir e acompanhar espaços em que haja boas discussões, autoridades nos meus assuntos de interesse, grandes portais de comunicação (ou dos nichos) e pessoas que, de uma forma ou de outra, estimulam o meu pensamento crítico e criativo.

Como disse no início deste artigo, estas dicas são realmente práticas, podem ser aplicadas hoje, agora, à sua vida. Quero saber se você já segue alguma dessas técnicas, ou se utiliza outros recursos para ser uma pessoa criativa. Me conta nos comentários?

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.