É hora do design agir sobre os novos tempos

16 setembro 2021
É hora do design agir sobre os novos tempos

Há algum tempo, conversamos por aqui sobre as novas demandas, impostas pela pandemia, para se viver bem.

Já é um consenso que, nos últimos tempos, “morar” tornou-se algo ainda mais importante.

Ou seja, agora, o valor do lar transcende a matéria e supera alguns entendimentos: nossas moradias precisam ser muito mais do que confortáveis e funcionais. Precisam ser afetivas. Precisam ser nossas.

Aqui, não me refiro, é claro, à posse. Um lar “nosso” é um ambiente que acolhe e impulsiona o nosso modo de viver.

Acima de tudo, lar é o que oferece reconhecimento e proteção aos seus moradores, e isso está intimamente ligado ao design.

Recentemente, fomos surpreendidos por duas gigantes da moda anunciando suas inéditas “linhas home”.

Para a temporada primavera/verão 2022, a Gucci e a Hermès - importantes referências estéticas para todos nós, inclusive - produziram peças para a casa, como caixinhas, pesos de papel, louças, adornos e mobílias.

Uma infinidade de peças que oferecem a proposta que estas marcas já trabalham: a identificação através do estilo pessoal. Mas, dessa vez, o estilo de onde se vive.

Assim como a manifestação de cada ser se dá pela moda - e nós já falamos desse assunto também - o home decor e o home design também cumprem este papel, mas de uma forma ainda mais íntima.

Digo, apesar de o lar também fazer parte da imagem que se passa ao mundo, afinal, somos seres sociais, recebemos pessoas etc., nossa casa é o primeiro e o principal “organismo” com o qual nos relacionamos todos os dias - sobretudo, vale lembrar, nestes tempos pós/durante a pandemia.

Por isso a importância de nós, designers e profissionais de áreas correlatas, entendermos este fenômeno, observarmos os movimentos das grandes influências e respondermos a isso.

Não é preciso ser uma grife internacional para produzirmos para os novos tempos, não é mesmo?

Esta evolução no relacionamento entre pessoas e seus lares é profunda e se reflete em toda a sociedade. Um compilado de informações da GQ mostra inclusive que:

  • As buscas por “mesa de cabeceira”, “jardinagem” e “papel de parede” cresceram mais de 50% na Amazon.
  • A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou aumento de 23,61% nas vendas on-line de móveis e decoração.
  • A venda de plantas ornamentais subiu 10% em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura.
  • 55% das pessoas da classe A fizeram algum upgrade na decoração durante a pandemia, de acordo com o Grupo Consumoteca.

Vale lembrar que este é apenas um pequeno fragmento do “novo mundo” em que vivemos. São insights, dados e tendências que nos mostram que o futuro das moradias já começou.

Agora, é hora de agirmos sobre ele.

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.