É hora de desafiar a criatividade

22 abril 2020
É hora de desafiar a criatividade

Estamos vivendo um período desafiador em muitos sentidos e âmbitos, inclusive para a criatividade. 

É altamente compreensível que a ansiedade ou os sentimentos adversos bloqueiem a nossa criatividade nesse momento. O que não podemos fazer é nos entregar a este problema.

Ou seja, precisamos resistir.

A criatividade não é somente a base do meu trabalho, mas também - e principalmente - a forma pela qual eu vejo o mundo e, consequentemente, um dos assuntos sobre os quais mais gosto de falar.

Para te ajudar a estimular seus impulsos criativos, rendendo mais em seus projetos e potencializando ideias, gostaria de te propor três desafios.

São atividades simples, mas poderosas, que te ajudarão a ter uma percepção mais atenta do entorno, trabalhando a mente e abrindo novas oportunidades criativas.

Vamos lá:

01. Observe e registre o momento

Sempre que iniciar uma tarefa, ou o máximo de vezes que puder, observe ao seu redor tudo o que compõe aquele espaço. 

Por exemplo, você sentou-se para tomar café da manhã. Observe tudo o que está ali e, mentalmente, registre e nomeie cada detalhe. Perceba os objetos à sua frente, o seu alimento, o clima, a cadeira, os talheres.

Você pode fazer isso sempre, em qualquer ocasião: ao despertar, ao sentar-se para trabalhar, ao cozinhar, ao assistir a um programa de TV… A ideia é situar-se no momento presente e capturar tudo aquilo que está diante de nós, mas que às vezes nem observamos conscientemente. 

02. Coloque no papel

Comece o hábito de anotar no papel os seus insights e observações ao longo do dia - sem regras, sem medos. Anote as frases interessantes que você ouviu, o que mais te chamou a atenção, o que você aprendeu, as dúvidas.

Eu recomendo que você se dedique a isso nos primeiros dias, condicionando a sua mente ao hábito, de fato.

É interessante que as anotações sejam feitas num caderno ou diário, para que você não as perca e utilize posteriormente.

03. Revisite suas memórias

Ao menos uma vez por semana, reveja suas memórias e crie sobre pelo menos uma delas.

Ou seja, você irá rever seu caderno de anotações, reler as considerações da semana que passou e criar algo sobre algum ponto que novamente lhe chamar a atenção.

Você pode também associar diversas frases, elementos e pensamentos, resultando no que você desejar: uma ilustração, uma pintura, um croqui, um texto. Como a sua criatividade te guiar.

É claro que você pode ficar livre para fazer este processo sempre que sentir vontade/necessidade, mas regrá-lo a uma vez por semana conduz ao hábito, estimulando a sua criatividade.

Em breve, aqui em meu site e em minhas redes sociais, você saberá como participar do meu curso com técnicas mais aprofundadas de criatividade, sobretudo para o design. Fique atento às atualizações!

+ 55 43 3025.1500

+ 55 43 99984.8448

av. maringá, 1995 sala 00 . londrina pr

contato@roncca.com.br

© 2018 Fabricio Roncca. Todos os Direitos Reservados.